PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Termina nesta quarta-feira a vacinação contra febre aftosa

PUBLICADO DIA: 30/05/2017
POR: Portal Goioerê
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someoneShare on LinkedIn

Termina nesta quarta-feira,30 de maio  a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha foi iniciada no dia 1º e de acordo com dados da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária – escritório regional de Campo Mourão, o número de comprovação é baixo. Em toda a região, 265 mil animais devem ser imunizados.
Os produtores que não comprovarem a vacina dentro do prazo estão sujeitos a multa. Nas propriedades com até 10 animais, cujo criador não fez a comprovação, a multa é de R$ 956; a partir de 10 animais o valor é de R$ 95,60 por animal. Os reincidentes serão multados.
A comprovação da vacina pode ser feita no escritório da Adapar em Goioerê ou Campo Mourão, prefeituras dos municípios, ou ainda pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br. Para comprovação online, o criador deve solicitar à empresa onde fez a compra da vacina para que faça a inserção dos dados da nota fiscal no sistema da Adapar.
Fiscais da Adapar estão fazendo a vacinação assistida nas propriedades de risco, aquelas que recebem animais de outros estados ou onde a movimentação de animais é grande, oferecendo riscos de contaminação.
A primeira dose da vacina contribui para garantir a eficácia da segunda dose, ela é para os animais mais sensíveis e suscetíveis à doença. Eles são vacinados neste período justamente para induzir a produção de mais anticorpos, que fortalecem a imunização até a idade adulta, quando passam a receber apenas uma dose por ano.
A segunda etapa da vacinação ocorre em novembro, quando todos os animais serão vacinados. A imunização por faixa etária ocorre desde 2009, quando foi alterado o sistema de vacinação no Paraná e tem a validade de um ano, a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%.
A meta de vacinação da Adapar na região Comcam é alcançar 100% do rebanho. Nas campanhas anteriores os índices têm sido entre 95% e 98%. Há esta diferença porque animais que serão abatidos até dois meses após a campanha não têm obrigatoriedade de ser vacinados. Na região, o rebanho total é estimado em 583,2 mil cabeças de gado, das quais deverão ser imunizadas 265 mil, o equivalente a 45% do rebanho.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê