PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Reitor da UEM saiu entusiasmado da reunião que discutiu novos cursos para Goioerê

PUBLICADO DIA: 26/07/2019
POR: Portal Goioerê
[ssba]

 

“Queremos uma formação de excelência, aqui se pratica a melhor agricultura do país” – afirmou o reitor Julio Damasceno ao comentar sobre a vinda dos novos cursos para Goioerê

Mesa composta por autoridades que conduziu a importante reunião

Das mais importantes a reunião realizada na noite de quinta-feira, 25, no auditório do Campus Regional da UEM de Goioerê, quando se discutiu a oferta de três novos cursos na área agrária para Goioerê. São eles: zootécnica, agronomia e engenharia agrícola.

O entusiasmo do reitor da UEM, Júlio Cesar Damasceno e do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, animou as lideranças presentes na reunião, e o clima de confiança de que os cursos se tornem uma realidade é muito grande.

 

PRESENÇAS.

Foi uma reunião das mais representativas, contanto com 6 prefeitos: Pedro Coelho (Goioerê), Suely da Silva (Rancho Alegre), Zé do Caixão (Boa Esperança), Reinaldo Krachinski (Quarto Centenário), Rafael “Bolacha” (Moreira Sales) e Nilson Cardoso (Mariluz).

Presença também do deputado e secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, do assessor do governador Ratinho Junior, Betinho Lima, vereadores de Goioerê e municípios vizinhos, do presidente da Aprosoja/Pr, Marcio Bonesi, da Acig, Alexandre Cândido, produtores rurais e dos ex-prefeitos de Goioerê: Beto Costa, Fuad Kffuri e Vicente Okamoto.

Recepcionando as lideranças o diretor do CRG de Goioerê, Gilson Croscato que recebeu da UEM de Maringá, o reitor Júlio Cesar Damasceno, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha e professores do departamento.

 

VISITAS. A comitiva liderada pelo reitor Julio Damasceno chegou em Goioerê na tarde de quinta-feira, 25, quando realizaram diversas visitas em propriedades rurais, cooperativas, prefeitura conhecendo a estrutura de Goioerê que possa ser utilizada como suporte aos cursos na área agrária e fundamentar a proposta da oferta de cursos, a partir de uma vocação regional que está pautada no agronegócio.

O assessor do governador Ratinho Junior, o goioerense Betinho Lima juntamente com o diretor do CRG, Gilson Croscato e lideranças ruralistas acompanharam a visita, relatando o potencial regional neste segmento.

 

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA. O reitor Julio Damasceno, ao falar com a reportagem da Tribuna, afirmou que a UEM está preocupada em uma formação de excelência para seus alunos, e afirmou que “aqui se pratica a melhor agricultura do país” – enfatizando o ambiente favorável para a abertura de turmas em Goioerê dos cursos de zootécnica, agronomia e engenharia agrícola.

Em seu discurso, o reitor fez questão de ressaltar que todo movimento para trazer as turmas para Goioerê estava acontecendo devido a proximidade de Betinho Lima com o governador Ratinho Junior.

Damasceno ainda enfatizou que “encontramos um esforço concentrado e organizado e uma sinergia muito grande em Goioerê” – ressaltando que “hoje foi um dia de aprendizado e saio motivado mais ainda a trabalhar por essa região”.

O Reitor afirmou que “estamos tocados pela demonstração de respeito pela UEM. Não posso garantir a vinda do curso agora, mas posso garantir que apóio e com muito otimismo esse projeto”. E, finalizou sua fala dizendo que é preciso pensar nos desafios que serão enfrentados. “A universidade não pode ficar fechada para si. A formação precisa estar conectada com o mundo real” – em uma menção a toda estrutura existente em Goioerê e que poderá ser usada pelos futuros alunos.

O assessor do governador, Ratinho Junior, o goioerense Betinho Lima vem acompanhando toda articulação para a vinda de novos cursos no CRG

ALTERNATIVAS DE APROVEITAMENTO.

Já o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha também elogiou muito a estrutura existente em Goioerê. “Encontramos alternativas de aproveitamento em Goioerê e região. Alternativas próximas, a médio e longo prazo. Creio que a partir de agora a área agrária e o campus de Goioerê estarão sempre em contato”.

TRABALHO DE SEIS MESES. Ao usar da palavra, o assessor do governador Ratinho Junior, Betinho Lima, explicou que a reunião era fruto de uma trabalho que vinha sendo articulado há seis meses.

“A reunião de hoje é fruto de um trabalho de seis meses com a UEM, com a autorização do governador Ratinho Junior” – explicando que trata-se de um projeto consistente onde agora precisa do engajamento de toda sociedade e finalizou a fala dizendo ao reitor Julio que a responsabilidade dele “a partir de agora aumenta, porque aqui estão prefeitos, produtores, cooperativas, deputado e toda uma comunidade que anseia por estes cursos”.

 

ANSEIO DA COMUNIDADE

Todas as autoridades presentes foram unânimes em dizer ao Reitor Julio Damasceno do anseio pelos novos cursos.

O prefeito Pedro Coelho enfatizou que a reunião “é uma mostra de que os três cursos de agrárias é um desejo da comunidade, e de que estamos no caminho certo.

O diretor do CRG, Gilson Croscato também disse que “a reunião demonstra os anseios da população para que o CRG continue crescendo” e apresentou uma pesquisa realizada com alunos, onde aponta o curso de agronomia como o segundo de maior interesse destes alunos.

O presidente da Acig, Alexandre Cândido também destacou que “hoje é um novo ciclo dessa indústria sem chaminé, estamos aqui para reivindicar. Nossa raiz é de pequenos e médios produtores. Precisamos fixar nossos filhos na propriedade, mas com técnicas e tecnologia para fomentar o agronegócio”.

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador José Soares disse que “hoje estamos aqui para dizer que precisamos crescer”.

 

O projeto também recebeu o apoio do deputado Márcio Nunes que enfatizou que “a reunião fala por si só. As lideranças querem os novos cursos e estamos aqui para hipotecar apoio para vinda destes novos cursos”.

Márcio alertou para a necessidade do campus de Goioerê repensar a sua realidade, afirmando que os atuais cursos “estão desfalcados, com baixa adesão e correndo o risco de fechar. “Precisamos trazer cursos dentro de uma nova realidade”.

A prefeita de Rancho Alegre, Suely da Silva fez um pedido para o reitor: “olhe esse sonho regional como sendo o que vai transformar uma região inteira e a vida dessas pessoas”.

O reitor Julio Damasceno com os ex-prefeitos Vicente Okamoto e Fuad Kffuri, duas importantes lideranças para a criação e consolidação d o campus da UEM de Goioerê

PROPOSTA É ABRIR TURMAS.

O que ficou claro na reunião é que existe um ambiente muito favorável para que o curso de agrárias, lotado no campus da UEM em Maringá, ofereça turmas no campus de Goioerê, conforme explicou à Tribuna, o Reitor Julio Damasceno.

Ele se mostra confiante de que isso aconteça, no entanto é prudente em afirmar que para isso é necessário o engajamento da sociedade e do próprio corpo docente do campus de Goioerê, e que nos próximos meses todas as propostas apresentadas serão avaliadas para que possam ser consolidadas.

VESTIBULAR DE VERÃO. Não se falou em prazos, mas nos bastidores da reunião, é de que as conversas estão bem encaminhadas e que a proposta é que as novas turmas já sejam ofertadas para o vestibular de verão que será aberto no final do ano.

As fotos abaixo são da reunião realizada no auditório do CRG. (Tribuna da região)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê