PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Região de Cianorte registra dois casos de meningite, com uma morte

PUBLICADO DIA: 01/03/2019
POR: Portal Goioerê
[ssba]

Dois casos de meningite, com uma morte, foram registrados na 13º Regional de Saúde de Cianorte. O tipo de meningite ainda não foi especificado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). No ano passado, a regional de Cianorte registrou 14 casos, com uma morte por meningite fúngica.
A maior parte dos casos de 2018 foi de meningite viral. A assessoria da prefeitura afirmou que foram aplicadas em Cianorte 403 vacinas de meningite no último mês em 2019. As aplicações estão regulares e não há falta de abastecimento de doses para a meningite tipo C, que é a disponibilizada pelo Ministério da Saúde pela alta taxa de mortalidade causada pela doença.

A vacinação também é ofertada na cidade para adolescentes juntamente com as vacinas contra o HPV. Existem tipos de vacinas contra a meningite que fazem parte no calendário oficial e que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A principal dela é a Meningo C.


O Paraná recebe em média 66 mil vacinas contra meningite por mês, porém, são exigidas 88 mil vacinas mensais, segundo informações da Sesa. Neste ano, o Paraná já registrou 143 casos e 13 mortes por meningite.
Segundo a Secretaria da Saúde (SESA), os dados são média histórica paranaense. Em 2018, o estado teve 1.601 casos de meningite e 108 mortes. Um aumento quando comparado à totalidade de casos em 2017, 1097 casos e 63 mortes.
A meningite pode ter uma série de causas como vírus, bactérias, fungos, parasitas ou até por complicações de outras doenças, entre elas o sarampo e a pneumonia. A bacteriana é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou secreção expelida por indivíduos infectados ao falar, tossir, espirrar ou beijar.

 

O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. Em março de 2018, foram registrados três casos de meningite em Cianorte. Os dois primeiros casos foram em irmãos gêmeos de dois anos e meio. Um foi diagnosticado com meningite viral e o outro com meningite bacteriana. E o terceiro foi um bebê de apenas 11 meses também diagnosticado com meningite bacteriana.

No ocorrido, todas as recomendações da Vigilância Sanitária foram seguidas após as confirmações dos casos.
(Tribuna de Cianorte)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê