PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Produção leiteira será uma das grandes atrações técnicas da Expo Umuarama

PUBLICADO DIA: 06/03/2018
POR: Portal Goioerê
[ssba]

Compartilhar conhecimento. Este é um dos objetivos da Expo Umuarama, que este ano atinge sua quadragésima quarta edição. Entre os vários eventos voltados para o conhecimento do produtor está o Torneio Leiteiro, organizado pelo setor de pecuária da Sociedade Rural de Umuarama (SRU).

O torneio iniciará na próxima segunda-feira (12), com a participação de 15 animais selecionados entre os melhores em produtividade na região. A prova será concluída na sexta (16), com a aferição da média obtida de cada vaca. No total serão sete ordenhas, às 7h e 19h.

O mercado do leite em Umuarama produz 70 mil litros por dia, com 400 produtores e mais de 1.000 empregos gerados diretamente. O torneio, além de uma competição saudável entre os produtores, também tem como meta a qualificação.

“É um momento de troca de experiências, de conhecimento e de modernização. Esse foi um pedido dos próprios produtores ao setor de pecuária da SRU e prontamente atendido pelo presidente Milton Gaiari”, disse Thiago Fenato, um dos organizadores da ação.

“Hoje, quem não se moderniza perde produção. Por isso, eventos como este torneio, voltados para o aperfeiçoamento do produtor e da sua atividade, são essenciais para nós que trabalhamos na atividade leiteira”, destacou Matheus Luiz Santos, outro membro da comissão organizadora do concurso.

Parceria
A sorvetes Guri é parceira do Torneio Leiteiro e vai dar aos produtores a oportunidade de ver o leite industrializado. Na terça-feira (13), o leite da prova será coletado por profissionais da Guri e servirá de matéria-prima para sorvetes da marca. “Será uma grande oportunidade de sentir a diferença do leite das raças que participam do nosso torneio e aperfeiçoar a produção”, explicou a coordenadora de pecuária da SRU, Cleusa Santos.

Participarão do Torneio Leiteiro animais das raças Holandesa, Girolanda, Jersey e Jersonlanda. Todos os exemplares são de produtores de Umuarama e região.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê