PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

O alimento está vencido mas a aparência é ótima

PUBLICADO DIA: 16/03/2017
POR: Portal Goioerê
[ssba]
Salmonella traced to ground beef processed by Cargill is being recalled from Hannaford grocery stores.

Salmonella traced to ground beef processed by Cargill is being recalled from Hannaford grocery stores.

6428130 - sausage packaging. isolated

6428130 – sausage packaging. isolated

Like Sardines in a CanEstão se multiplicando na Europa os supermercados especializados em produtos alimentícios próximos ou fora do prazo de validade.

Em Copenhague, na Dinamarca, surgiu o WeFood; na Espanha e Portugal, o GoodAfter, e mais recentemente, em Colônia, Alemanha, The Good Food.
Esses supermercados vendem os produtos com até 70% de desconto. O argumento de seus administradores é que não se justifica jogar comida no lixo quando tanta gente passa fome no mundo. WeFood e The Good Food, inclusive, se apresentam como iniciativas de cunho social.

Vencido, mas não estragado
Na internet, é fácil encontrar listas de produtos que podem ser consumidos depois do prazo de validade (se apresentarem boa aparência). Entre eles, massas secas, arroz, feijão, enlatados, farinha, sal e açúcar; especiarias, chá, frutas secas, milho de pipoca, refrigerantes e legumes congelados.
Vamos combinar que a maioria de nós, uma vez ou outra, já se pegou com um alimento vencido na mão, na dúvida se joga fora ou não — afinal, a aparência está tão boa! De acordo com a bióloga e mestre em microbiologia de alimentos Rachel Caetano, não é preciso pensar duas vezes.
Passou do prazo de validade, melhor evitar. “Alimento fora de prazo é um problema para o consumidor, não é seguro. Todo alimento tem seu grau de contaminação”, ela afirma.

Por que não consumir
Confira as explicações da especialista sobre os riscos que podem trazer o consumo de produtos alimentícios depois da data de vencimento:
• Mesmo com boa aparência, o produto começa a perder, depois do prazo, em sabor, valores nutricionais, textura e cheiro;
• Se você consumiu o alimento consciente de que ele é vencido e tiver algum problema de saúde, nem pode recorrer à Justiça;
• Mesmo os alimentos enlatados, que em princípio não têm nenhum contato com o ar depois de embalados, estão sujeitos a se estragar. “Há bactérias que se multiplicam na presença de ar, outras na ausência de ar e outras que tanto faz. O óleo ou azeite da sardinha, por exemplo, pode sofrer deterioração, ficar rançoso”;
• Alimentos perecíveis — que contêm muita água, como carne, queijo e leite — são os mais perigosos. “O prazo de validade é para o produto fechado. Abriu, esse prazo cai. Se era de seis meses, cai para três ou quatro dias”;
• Manter os produtos sob refrigeração é a única forma de aumentar o prazo de validade. “Mas tem que observar se o refrigerador está abaixo de 5ºC, se não tem acúmulo de gelo… Se estiver a 12ºC, por exemplo, já é temperatura ambiente”.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê