PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Município com maior número de notificações de dengue é Goioerê

PUBLICADO DIA: 04/02/2017
POR: Portal Goioerê
[ssba]

Dados da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, divulgados na quinta-feira, mostram que a cidade de Goioerê lidera as notificações de casos de dengue na região Comcam, que congrega 25 municípios.
Pelos dados, dos já´foram feitas 307 notificações de casos dengue na região.

campanha-contra-dengue-01-500x331

Goioerê aparece na frente com 60 registros, seguido de Ubiratã (48); Mamborê (29); e Moreira Sales (27). Campo Mourão tem 15 notificações.
Os números são preocupantes e devem levar a população a refletir sobre a situação. O Lira – levantamento da dengue divulgado na semana passada – apontou que a infestação em Goioerê dobrou do ano passado para cá, saltando de 0,90% para 1,80%.
A coordenadora do setor responsável, enfermeira Roseli Macari, salienta que a prefeitura tem buscado fazer sua parte e que a comunidade precisa fazer a dela. “O poder público está fazendo sua parte, que é ampliar as visitas com a contratação de mais agentes, bem como até roçagem de terrenos baldios a prefeitura fez. Agora, falta a comunidade fazer a parte dela”, comenta.
Números de Agentes –De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância e Saúde da 11ª Regional da Saúde, Emerson Silveira Pinto, a Regional vem desenvolvendo ações junto aos municípios e repassando orientações às prefeituras. Ele cita que a Regional já fez visitas técnicas a todos os municípios da Comcam levantado número de agentes. “Os municípios têm que ter um agente para cada 800 imóveis, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, mas nem todos estão cumprindo essa determinação”, explicou.
Chikungunya – Os dados repassados pela 11ª Regional de Saúde apontam também que foram notificados na Comcam pelo menos 7 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Os municípios com notificações são: Altamira do Paraná (1); Campo Mourão (2); Corumbataí do Sul (1); Engenheiro Beltrão (1); Janiópolis (1); e Juranda (1).
A orientação é para que os moradores adotem medidas de prevenção e façam buscas no dia a dia de possíveis criadouros do mosquito Aedes em seus quintais. Na região, os trabalhos de prevenção da vigilância são constantes.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê