PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Ministério Público acompanha de perto mudanças na coleta do lixo

PUBLICADO DIA: 17/07/2016
POR: Portal Goioerê
[ssba]

O Ministério Público vem acompanhando de perto as mudanças que a prefeitura de Goioerê está fazendo para implementar a separação e coleta do lixo na cidade. Na última quinta-feira, dia 14, por exemplo, foram realizadas palestras com toda a equipe do Fórum e na Câmara Municipal. Os encontros foram acompanhados pela promotora de Justiça Juliana Weber.De acordo com o secretário de Agricultura de Meio Ambiente de Goioerê, José Antonio de Lima, após a obrigatoriedade da separação do lixo úmido do reciclável, o resultado destes dez primeiros dias, tem sido bastante positivo. A constatação é de uma avaliação realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Ministério Público.

 

O secretário cita que com o intuito de orientar e conscientizar ainda mais a população sobre a importância da separação do lixo reciclável, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente segue realizando palestras explicando sobre a forma correta para a separação do lixo. “Este é um trabalho continuo, que foi intensificado depois que a separação se tornou obrigatória”, diz ele.Ontem, a promotora Juliana Weber também participou de uma reunião com equipe de coletores da prefeitura, oportunidade em que ela fez uma avaliação dos primeiros dias de coleta, após a mudança. Além de enaltecer a atividade que é desenvolvida pelos garis, ela também destacou a importância do trabalho e empenho de cada para o sucesso do projeto.8d67ab4ca28d2d00b6a055d6d1168548

 

A representante do Ministério Público também esteve reunida com equipe da ATA, onde conversou com os coletores que foram unânimes ao confirmar o aumento na quantidade de lixo reciclável que está sendo levado para a associação. O secretário José Antonio comenta que já foi realizada uma série de palestras com a população nos bairros, escolas, clubes de serviços e diversos outros setores organizados. “E as palestras continuam. Estamos realizando uma média de 3 a 4 palestras por dia, e vamos percorrer todas empresas, instituições e grupos organizados para levar a mensagem da coleta seletiva”, explica.O secretário afirma que essa conscientização precisa ser contínua, mas destaca que o programa da Coleta Seletiva já avançou bastante. “Em apenas 10 dias, depois da implantação da obrigatoriedade da separação do lixo, mais de 50% do reciclável já deixou de ser jogado no aterro sanitário”, informa, citando que o volume de material reciclável que é levado para a ATA pelo caminhão da Coleta Seletiva também aumentou significativamente. Ele também avisa que uma grande quantidade de lixo foi deixada na frente das residências, pelo fato de não ter sido separado corretamente. “Nesses casos, está sendo deixado um panfleto informado o morador que o lixo não foi retirado pela falta da separação do lixo úmido do reciclável.

 

O secretário alerta a população sobre a necessidade da separação do lixo, para evitar que o lixo seja deixado de frente a residência e até multa. Essa medida tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e proteger o meio ambiente, haja visto, que é cada vez mais grande o volume de materiais que poderiam ser reciclados e estão sendo mandado incorretamente para o aterro sanitário.Dias da coleta – A coleta do lixo reciclável é realizada uma vez por semana em Goioerê. Na segunda-feira, o caminhão percorre o Jardim Morumbi, Colina Verde, Cidade Alta e Jardim Lindóia.

 

Na terça-feira, o recolhimento é realizando na região central, Jardim Curitiba, e Jardins das Américas. Quarta-feira, são atendidos os bairros: Vila Candeias, Jardim Galiléia, Jardim Primavera e Jaracatiá. Na quinta-feira, o lixo é coletado na Vila Guaíra, Jardim Tropical e Conjunto Bela Vista. Já nos bairros Santa Casa, Águas Claras e Jardim Universitário o reciclável é recolhido sempre as sextas-feiras.O recolhimento do lixo úmido é realizado às segundas, quartas, sextas e sábado na região central e as segundas, quartas e sextas nos demais bairros, com exceção do Jaracatiá que é recolhido na quarta-feira e no sábado.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê