PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Liberado 1º lote de restituição do Imposto de renda

PUBLICADO DIA: 15/06/2018
POR: Portal Goioerê
[ssba]

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (15) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte quando fez a declaração.

Neste primeiro lote, a prioridade são idosos acima de 60 e pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave. O lote pago hoje também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

De acordo com o analista tributário da Receita Federal do Brasil em Maringá, Marcos Luchiancenkol, apenas na região Noroeste, que contempla Campo Mourão e cidades da Comcam, serão pagos neste primeiro lote R$ 28.205.05. “Sempre no primeiro lote entram as pessoas que têm prioridade. Depois, nos seguintes, o critério para a liberação é a data de envio da declaração. Quem enviou mais cedo, recebe primeiro”, explica Luchiancenkol.

Já as declarações que apresentaram algum problema são liberadas em lotes residuais depois que as inconsistências são resolvidas com a Receita. Segundo Luchiancenkol, mais seis lotes serão liberados até o final do ano. “O próximo lote será liberado no dia 15 de julho, com abertura da consulta uma semana antes para o contribuinte saber se foi contemplado.”

A restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic. Quanto mais tempo levar para o dinheiro ser liberado, maior será a correção.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê