PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Goioerê vai realizar arrastão de limpeza para eliminar criadouros do mosquito da dengue

PUBLICADO DIA: 22/10/2015
POR: Portal Goioerê
[ssba]

Para conter uma possível epidemia, a Prefeitura Municipal de Goioerê está adotando medidas severas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Um novo arrastão de limpeza será realizado onde serão recolhidos qualquer tipo de objetos que possa acumular água para evitar que se torne um criadouro do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue.

Os representantes das secretarias municipais de Administração, Saúde, Meio Ambiente e Viação e obras públicas estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 22, para definir os detalhes da operação que percorrerá toda a cidade. A medida está sendo tomada devido alto índice de focos do mosquito apresentando no último levantamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Endemias Rosely Maccari, Goioerê está com um índice de 7,1%, o que significa que estão se encontrado uma média de sete focos do Aedes Aegypti a cada 100 domicílios vistoriados. “Esse índice é assustador e coloca a cidade em risco de epidemia”, avisa ela, revelando que o maior número de focos foram encontrados no bairro Santa Casa, Vila Guaíra, Colina Verde e Jardim Curitiba.

Durante o arrastão os moradores deverão retirar todos materiais inservíveis dos quintais e deixá-los em locais que serão pré-definidos, para ser retirado no dia 9 pela equipe da Prefeitura.

O secretário de Saúde Adilson Brito explica que serão recolhidos qualquer tipo de material que acumule água, inclusive móveis velhos. “Apenas não será recolhido galhadas e entulhos de construção”, citou.

Brito enfatiza que é extrema importância a participação de toda a população pois que dengue é uma responsabilidade de todos, por isso, é necessário essa mobilização da sociedade para tentar controlar essa epidemia na cidade.  “Estamos em estado de alerta para evitar uma nova epidemia de dengue na nossa cidade, muitos focos estão sendo encontrados nas residências e principalmente nos terrenos baldios, portanto precisamos da colaboração de toda a população. Estamos em guerra contra o mosquito da dengue”, declarou o secretário de Saúde.

dengue - reuniao - Portal GoioereMultas – Também está sendo aplicadas multas aos responsáveis dos imóveis onde forem encontrados focos ou até mesmo ambientes propícios a proliferação do Aedes Aegypti. Centenas de proprietários de imóveis já foram notificados para realizar a eliminação dos criadouros do mosquito.

Rosely Maccari, informa que três dias após a notificação é realizada uma nova vistoria no local, e se persistir o problema imediatamente o caso é repassado para a Vigilância Sanitária para efetuar a multa.

O valor da multa corresponde a 50% do valor da URM (em torno de R$ 96,00), valor que dobra em caso de reincidência, podendo chegar a quase R$ 1.100,00 e até a cassação do alvará de funcionamento, em caso de estabelecimento comercial.

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê