PUBLICIDADE
chiquinho
chiquinho

Depois de 9 horas, encerrado motim de presos na cadeia de Goioerê

PUBLICADO DIA: 08/03/2018
POR: Portal Goioerê
[ssba]

Desde a meia noite desta quinta-feira os presos da cadeia de Goioerê se amotinaram e iniciaram um princípio de rebelião que perdurou até por volta das 9 horas da manhã. Dezenas de policiais, Civil e Militar, de Goioerê e de toda a região, inclusive Umuarama e Cruzeiro do Oeste, foram deslocados para Goioerê. Os presos diziam estar de posse de dois reféns, que seriam próprios presos e os ameaçavam de morte.

Desde o início do motim o delegado Tiago Soares e o Capitão Renato conduziram as negociações com os detentos para colocar fim ao motim. Os presos exigiam a presença da imprensa (televisão).

MOTIVAÇÃO.

O motim teria sido motivado em razão dos agentes da cadeia e a equipe da Polícia Civil frustrar a tentativa de ingresso de drogas na cadeia, através do páteo da Ciretran, para os presos.

Outro motivo teria sido a suspensão das visitas de hoje, quinta-feira, 8, em razão de mais uma tentativa de fuga ter sido frustrada, o que teria provocado um clima de animosidade no interior da cadeia, agravado ainda mais em razão da frustrada tentativa de passar a droga para o interior da cadeia no início da madrugada desta quinta, 8, quando então os presos passaram a bater grade terminando com o motim, cuja movimentação no interior da cadeia culminou com o sistema de água danificado e alagado o interior da cadeia. Como forma de pressionar uma rápida negociação e forçar os presos a colocar fim no motim, foi suspensa a energia elétrica do presídio.

EXIGÊNCIA.

Dentre as exigências, os presos exigiram uma geladeira, ventiladores e também a remoção dos presos condenados para o sistema prisional do Estado. Atualmente 94 presos estão recolhidos na cadeia. Mais de 50 presos condenados aguardam a remoção para a penitenciária. Outra exigência dos presos era a liberação de água. Nenhuma das exigências foram atendidas.

Por volta das 9 horas, os presos chamaram o delegado Tiago, o Capitão Renato e o diretor regional do Depen, Andrade, para a última rodada de negociação que colocou fim no motim. Era pouco depois das 9 horas, quando os policiais entraram na cadeia para uma revista geral, bem como avaliar possíveis danos provocados pelos presos. Na madrugada o Juiz Christian Palharini, esteve na cadeia acompanhando o motim.

Região da cadeia interditada

Com a movimentação que se formou em torno da Delegacia, toda a região foi interditada. E com isso, as atividades das escolas, Ciretran e Apae foram suspensas durante a manhã de hoje, em razão da preocupação que existia durante a manhã de hoje, de a qualquer momento ocorrer ações violentas.

(Tribuna da Região)

PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Portal Goioerê